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Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024

Retail Media ocupa o primeiro lugar na lista dos canais de Marketing em 2024

O Retail Media é o principal canal de Marketing em 2024, sendo considerado importante ou extremamente importante para os negócios para 81% dos entrevistados de uma pesquisa conduzida pelo Path to Purchase Institute e pela Skai. Os dados colocam a modalidade na primeira posição no ranking de predileção entre os canais de publicidade digital, e em função disso, o Retail Media deverá movimentar cerca de US$ 100 bilhões em todo o mundo ao longo do ano.

Em grande medida, o entusiasmo em relação a Retail Media para 2024 é um desdobramento dos bons resultados de 2023. 77% dos entrevistados classificaram Retail Media como uma fonte rentável de investimentos, que gerou bons ou excelentes resultados para os negócios ao longo de 2023. Complementarmente, apenas 3% dos profissionais de Marketing relataram baixa nos resultados com suas campanhas de Retail Media – e nenhum deles apontou resultados ruins.

O Mercado Livre foi considerado a plataforma preferida dos anunciantes de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, e Uruguai. No Brasil, Mercado Ads (unidade de publicidade digital do Mercado Livre) é a preferência para 75% dos anunciantes para awareness.

A pesquisa, realizada com 284 profissionais de Marketing e comércio eletrônico da América Latina, também indica que outros players do mercado estão crescendo no Brasil. O Emarketer também indica que a pesquisa dentro de e-commerces e marketplaces continuará sendo o formato de anúncio mais popular que os anunciantes de Retail Media planejam investir. Mas, 70% disseram que planejam usar anúncios gráficos, banners e em vídeo. Afinal, os anunciantes de Retail Media estão cada vez mais ávidos por soluções de publicidade de funil completo.

Neste cenário, o investimento na modalidade deverá crescer de forma proporcional ao interesse. A pesquisa aponta que 58% dos profissionais de Marketing utilizam diferentes tecnologias, como ferramentas de business intelligence, para navegar pelas complexidades do Retail Media. Em função disso, a expectativa, a partir de 2024, é que a Inteligência Artificial passe a desempenhar um papel significativo nas estratégias de otimização e segmentação.

Outro marco para a modalidade será o encerramento total dos cookies de terceiros, anunciado pelo Google. Ricardo Vieira, especialista em varejo de vizinhança, avalia que a mudança valorizará ainda mais os dados comerciais primários do varejista, e à medida que eles continuam construindo integrações de dados dentro do ecossistema publicitário, os profissionais de Marketing poderão utilizar esses sinais para impulsionar a tomada de decisões e aprimorar cada fase do ciclo de vida da campanha.

Vieira finaliza contextualizando o panorama do retail media no Brasil. Para o especialista, a modalidade possui uma imensa janela de expansão no país, com projeções que alcançam dois dígitos de crescimento. Para o mercado brasileiro, a pesquisa reforça não apenas uma tendência, mas também aponta para a necessidade e urgência de seguir investindo no retail media para alcançar resultados.

Fonte: Mundo do Marketing